Nossos Blog

Coronavírus e as expectativas para o mercado de trabalho

Coronavírus e as expectativas para o mercado de trabalho

A pandemia do covid-19, iniciada há quase um ano, veio para transformar a realidade em que vivemos. Máscaras, distanciamento social, redobrar os cuidados com a higiene e com a saúde foram apenas alguns fatores que surgiram em nosso dia a dia. Agora, resta saber como a maior crise sanitária do último século vai impactar no mercado de trabalho e quais habilidades os colaboradores precisam desenvolver para crescer em suas áreas. 

Um mundo pré-pandemia 

Seria ingênuo acreditar que o mundo pré-pandemia não era assolado por desemprego. Sempre foi. Mas é nítido como a pandemia da covid-19 chegou para intensificar ainda mais esse problema. De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, o número de desempregados chegava a 10 milhões. Por outro lado, o mês de setembro de 2020 encerrou com 13,3 milhões de pessoas sem emprego, alcançando uma taxa de desemprego de 14% – número bastante expressivo para um país com mais de 200 milhões de habitantes.

Depois de uma crise sanitária a nível mundial que prejudicou a saúde física e mental de muitos além de milhões de carreiras, quais são as expectativas para o mercado de trabalho pós coronavírus? 


  1. Trabalho remoto

O home office veio para ficar. Com o distanciamento social, centenas de empresas perceberam que conseguiam, sim, manter sua produtividade sem gastar fortunas com aluguel e outras estruturas físicas. Alunos aprenderam a manter seus estudos à distância. Diversos colaboradores descobriram que rendem melhor trabalhando em casa. Essa revolução tecnológica começou e não tem mais como retroceder. Sendo assim, mesmo com o controle do coronavírus, a expectativa é que surjam cada vez mais vagas para trabalho integralmente remoto ou de regime misto, isto é, meio home office e meio presencial. 


  1. Busca por benefícios melhores

A pandemia provocou uma reflexão profunda sobre a vida e sobretudo a respeito da saúde física e do bem-estar psicológico dentro e fora do ambiente de trabalho. Por isso, a tendência é que as pessoas busquem cada vez mais empresas que ofereçam um ambiente acolhedor, que incentivam o autocuidado e que garantam benefícios como plano de saúde, plano odontológico, auxílio para estudos e para adaptar a casa de quem não possui estrutura para um home office confortável.


  1. Habilidades humanas 

A nova fase será marcada por uma busca por profissionais capacitados, mas também com habilidades humanas, como a capacidade de se comunicar de forma clara, atuar com criatividade, uma boa gestão e administração de tempo, resiliência, inteligência emocional, pensamento crítico, entre outras. Essas são as habilidades que não são ensinadas na faculdade, mas que fazem toda a diferença no dia a dia corporativo. 


  1. Economia digital

A economia digital é a economia que usufrui da tecnologia para aprimorar seus processos; com os avanços forçados pela pandemia, essa realidade veio para ficar. Hoje, o movimento do mercado é este: restaurantes abrindo cada vez mais em formato de delivery ou take-away, lojas no estilo ‘compre no site e retire na loja’ e até bancos com filas digitais. O resultado? Economia fluindo.


  1. Necessidade de mais profissionais da Saúde

Um colapso sanitário foi o que bastava para o despertar de uma nova realidade: a alta demanda para profissionais da Saúde. Médicos, enfermeiros, auxiliares e psicólogos serão muito mais necessitados e valorizados daqui em diante. Afinal, são os únicos capazes de cuidar do nosso bem-estar físico e mental, não é mesmo?

Quer cuidar ainda mais da sua saúde para ter uma carreira de sucesso?  Conte com a Dauar Medtra

A Dauar Medtra atua na prestação de serviços em Medicina e Segurança do trabalho desde 1945. Com uma equipe técnica multidisciplinar, estivemos e ainda estamos presentes no dia a dia de inúmeros profissionais ao longo destes 75 anos de história. Somos médicos do trabalho, fonoaudiólogos, bioquímicos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho comprometidos com o bem-estar físico e mental do trabalhador. Quando precisar, já sabe: conte com a Dauar Medtra.

Gostou? Acompanhe-nos nos Instagram, no Facebook e no LinkedIn.

Posts recentes


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0