Blog

<< Voltar

Conheça 4 impactos do eSocial para as empresas

10/10/2019 - Postado por Dauar Medtra

Nas empresas, os impactos do eSocial têm sido diversificados. A ferramenta eletrônica, responsável por unificar dados trabalhistas, fiscais e previdenciários para o Governo Federal, promoveu uma corrida nas organizações para se adaptarem a essa nova realidade.

Com a implantação do recurso, o setor de RH passou a atuar de uma maneira diferenciada em relação a determinados pontos, como no que diz respeito à entrega de informações sobre contratações/demissões de maneira mais ágil.

O eSocial também trouxe consigo a necessidade de implantar um sistema de gestão para a Saúde e a Segurança do Trabalho. Agora, os dados relacionados a esse aspecto dos funcionários devem estar consolidados e acessíveis.

Neste artigo, vamos falar mais sobre como o eSocial impacta as empresas. Continue a leitura!

1. Maior controle sobre as informações prestadas

Como o eSocial centraliza informações, há um controle maior sobre os dados da empresa. Todos eles ficam disponíveis de maneira conjunta, tornando mais fácil não somente o acesso, mas também o devido acompanhamento.

Assim, é possível ter uma visão muito mais completa e eficaz acerca da organização, podendo agir em cima de uma ou outra inconsistência de maneira mais certeira.

2. Revisão constante dos processos da empresa

Outro impacto do eSocial é a revisão frequente dos processos. Como a ferramenta tem uma série de exigências, é importante fazer análises constantes para verificar se elas estão mesmo sendo cumpridas.

É preciso ainda estar bem atualizado a tudo o que determina o eSocial. É, realmente, uma nova rotina que se estabelece no empreendimento.

3. Agilidade na entrega dos documentos legais

Com os dados unificados, a empresa consegue ter acesso mais rápido às informações disponíveis. Além disso, a própria entrega dos documentos legais se torna muito mais ágil, dada as facilidades que a ferramenta oferece.

Em uma época em que tanto se fala a respeito de administrar bem o tempo, esse tipo de realidade é fundamental para qualquer empreendimento, seja de pequeno, seja de grande porte.

Com isso, passa a ser possível que os colaboradores foquem em outras atividades do dia a dia, menos burocráticas, tornando o cotidiano mais dinâmico.

4. Necessidade da implantação efetiva da gestão da Saúde e Segurança do Trabalho

Por fim, a implantação de um sistema de gestão da Saúde e Segurança do Trabalho passa a ser uma necessidade. Todas as informações que compõem esse quadro devem integrar os dados da empresa de uma maneira bastante organizada.

Esse, aliás, é um dos principais impactos do eSocial. Muitas empresas, até então, não tinham registros informatizados das questões que envolvem a Saúde e Segurança do Trabalho. Pautavam-se em documentos, em geral, de prestadores de serviços, guardados sob a responsabilidade deles, o que poderia ser um grande problema.

Os impactos do eSocial podem ser muito mais positivos se as empresas souberem trabalhar de maneira correta e atenta. O setor de RH deve agir nesse sentido, garantindo o cumprimento das normas. Caso contrário, os resultados para as organizações poderão ser desastrosos, incluindo problemas legais.

Gostou deste artigo? Receba mais conteúdos como este no seu e-mail. Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado com nossas publicações!

Powered by Rock Convert

Compartilhe:

Iniciar Conversa
1
Dúvidas?
Olá. Se precisa de um orçamento ou tem dúvidas sobre questões comerciais, como posso te ajudar? Outras informações favor entrar em contato através do 2954-2036 ou 2954-2160.