Nossos Blog

A importância da vacinação contra a gripe

importancia da vacinacao contra a gripe

Todo mundo sabe da existência da gripe e da vacina capaz de combatê-la. Mas a questão é: qual a importância da vacina contra a gripe? Por que é importante tomá-la? Descubra agora.

A importância da vacinação contra a gripe

A vacina da gripe existe desde 1930 e consta no rol de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde junto aos medicamentos mais seguros e efetivos do mundo. Por isso, o Ministério da Saúde promove anualmente uma campanha de vacinação contra a doença.

A campanha de vacinação geralmente acontece em abril, antes da temporada de inverno, já que as baixas temperaturas podem facilitar o surgimento de problemas respiratórios. Mas afinal, qual é a importância da vacinação contra a gripe?

O que é a gripe?

Existem alguns mitos que permeiam a realidade dessa doença. Muito se engana quem pensa que uma gripe é “só” uma gripe. Cientificamente falando, a gripe é a doença causada pelo vírus Influenza. Esse vírus possui algumas variações, como o influenza H5N1, causador da epidemia de gripe aviária, e o influenza H1N1, responsável pela epidemia de gripe suína em 2009. Essas epidemias, embora tenham assustado o mundo, não são iguais ao vírus da gripe comum, que geralmente é ocasionada pelos tipos A e B.

Transmissão da gripe: como ocorre?

O vírus influenza é transmitido através de partículas de secreção e entra no organismo através da via respiratória. Por isso, é de extrema importância evitar o contato físico com alguém infectado, manter uma boa higiene das mãos e procurar cobrir a boca ao tossir e espirrar em público, para evitar uma possível contaminação de terceiros. Após a contaminação, a doença pode levar de 3 a 4 dias para apresentar os sintomas.

Sintomas

Conhecer os sintomas da gripe é fundamental para uma boa recuperação da doença.

  • Febre acima de 38ºC
  • Dores musculares, principalmente nas costas, pernas e braços.
  • Músculos doloridos, especialmente nas costas, braços e pernas
  • Calafrio
  • Sudorese
  • Cefaleia (dor de cabeça)
  • Tosse seca intensa
  • Fadiga
  • Fraqueza
  • Congestão nasal (narinas entupidas)
  • Dor de garganta

Gripe: existem fatores de risco?

Ainda que a gripe seja uma doença viral e que a contaminação dependa em grande parte do contato direto com o vírus, alguns fatores de risco podem fazer com que alguém seja mais propício a contrair a doença.

  • Idade – A gripe é uma doença que atinge todas as idades, mas crianças e idosos fazem parte do grupo de risco devido à imunidade mais baixa;
  • Imunidade baixa – Como falamos no tópico anterior, qualquer pessoa com imunidade baixa fica mais suscetível a contrair o vírus da gripe. Isso inclui tanto a imunidade baixa como condição passageira quanto a pessoas com doenças imunossupressoras, que possuem o sistema imunológico enfraquecido de forma crônica.
  • Condições ambientais – Quem vive ou trabalha dividindo o espaço com muitas pessoas em ambientes menos arejados também tem o risco de contaminação aumentado.
  • Doenças crônicas – Algumas doenças crônicas também caracterizam grupo de risco para o vírus influenza. Entre elas, estão a asma, as doenças cardiológicas, a diabetes e a bronquite.

É importante mencionar que mulheres grávidas e pessoas com obesidade, apesar de não serem um fator de risco para contraírem a doença, possuem mais chances de sofrerem com complicações pelo vírus.

É gripe ou resfriado?

Se há algo comum no mundo é confundir gripe com resfriado, ou até mesmo achar que a doença é a mesma para ambas as nomenclaturas, mas não é. Gripe é uma doença, resfriado é outra.

O resfriado é causado por diversos tipos de vírus, como o rinovírus. Neste caso, os sintomas são mais brandos, quase nunca com presença de febre, falta de ar ou dores musculares, e a recuperação costuma ser mais rápida.

 Tratamento

A gripe não tem tratamento com um medicamento exclusivo para a doença. Entretanto, são receitados medicamentos para tratar dos sintomas, como antitérmicos e analgésicos, e são feitas algumas recomendações para uma recuperação mais ágil:

  • Ficar em repouso
  • Beber bastante água
  • Alimentar-se bem

Essas três medidas podem contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico e, consequentemente, para o fim da infecção.

Afinal, por que se vacinar?

Durante uma única epidemia sazonal de influenza, são contaminadas de 5% a 15% da população todos os anos. O resultado? Entre 3 e 5 milhões de casos graves e de 250 a 500 mil mortes no mundo. A vacinação em massa anual é a chave para reduzir esses números. Além disso, a vacinação contra a gripe é responsável por diminuir o tempo de infecção, além de reduzir consideravelmente o número de hospitalizações e de mortes.

Agora que você já conhece a importância da vacinação contra a gripe, fique tranquilo: a Dauar Medtra promoverá uma Campanha de vacinação exclusiva para seus clientes.

Conte com a Dauar Medtra

A Dauar Medtra atua na Gestão em segurança e Saúde Ocupacional desde 1945. Com uma equipe técnica multidisciplinar, estivemos e ainda estamos presentes no dia a dia de inúmeros profissionais ao longo destes 75 anos de história. Somos médicos do trabalho, fonoaudiólogos, bioquímicos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho comprometidos com o bem-estar físico e mental do trabalhador e a proteção técnico jurídica de sua empresa. Quando precisar, já sabe: conte com a Dauar Medtra.

Gostou? Acompanhe-nos nos Instagram, no Facebook e no LinkedIn.

Posts recentes