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Gestão de Saúde Ocupacional: conheça a importância do PCMSO

importância do PCMSO

Se você é responsável pelos processos da empresa que administra ou trabalha, precisa saber a importância da gestão de saúde ocupacional, o que é o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e por que ele é melhor do que o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) para a vida organizacional como um todo.

 

Gestão de saúde ocupacional: o que é?

 

A gestão de saúde ocupacional, ou apenas gestão ocupacional, é o setor que gerencia tudo que envolve segurança e saúde no ambiente empresarial. Isto é, a gestão ocupacional é aquela que promove o bem-estar dos colaboradores e incentiva práticas para uma vida de qualidade dentro e fora do trabalho.

 

Uma equipe de gestão de saúde ocupacional desenvolve estratégias a partir do mapeamento dos fatores de risco existentes e da pesquisa de satisfação no ambiente interno.

 

Por que a gestão ocupacional é importante?

 

Toda e qualquer empresa tem um objetivo em comum: crescer. Crescer em quantidade de funcionários, em resultados, em expansão e em lucro. Porém, por trás dos números almejados, sempre existiram e existirão pessoas. A partir do momento que um empreendedor com mentalidade de líder reconhece que uma empresa é feita de pessoas e para pessoas, percebe a importância da gestão de saúde ocupacional.

 

Como você sabe bem, todo ser humano está suscetível a adoecer – física ou psicologicamente. Entretanto, o que não faltam são avanços e novidades científicas que sinalizam de forma bastante enfática o caminho para aquilo que é a base de todo trabalho ocupacional: a prevenção.

 

Prevenção é precaução, é acompanhar antes de precisar tratar, é adotar uma vida mais leve, mais responsável e mais atenta aos sinais que o corpo e a mente disparam com frequência.

 

Uma empresa constituída por colaboradores infelizes e desmotivados é, sem sombra de dúvidas, uma organização improdutiva, com alta rotatividade de funcionários e de resultados ínfimos.

 

Logo, a gestão ocupacional é a chave para fugir do declínio iminente de empresas que focam apenas em números e esquecem a questão humana – que está presente em absolutamente todos os processos, por mais tecnológica que possa ser o  negócio.

 

Como a gestão de saúde ocupacional trabalha?

 

Mas afinal, como a gestão ocupacional aplica suas estratégias de prevenção e gestão de saúde? A equipe pode:

 

  • Disponibilizar exames admissionais e periódicos obrigatórios para acompanhar de perto a saúde dos colaboradores;
  • Identificar os fatores de risco que podem gerar acidentes de trabalho e estafa física e mental;
  • Promover campanhas de incentivo a uma vida mais saudável, da alimentação aos checkups de saúde completos que devem ser realizados anualmente;
  • Trabalhar junto ao setor de Recursos Humanos para analisar os dados sobre a equipe;
  • Desenvolver ações que promovam o aumento da produtividade;
  • Entre outros.

 

São muitas as possibilidades de estratégias que a equipe de gestão ocupacional pode adotar. O objetivo é sempre o mesmo: conquistar um crescimento empresarial sustentável oferecendo bem-estar dentro do ambiente de trabalho. De todas as opções possíveis, a mais indispensável é a realização de exames de saúde ocupacional, já que são eles que comprovam o estado de saúde de cada colaborador.

 

PCMSO e ASO: quais as diferenças?

 

O PCMSO, como o próprio nome diz, é um programa estabelecido pela norma regulamentadora nº 07 do Ministério do Trabalho e Emprego e, portanto, é um programa obrigatório a todas as empresas e seus respectivos funcionários. Entre as principais rotinas do PCMSO estão a realização dos exames:

 

  • admissionais;
  • periódicos;
  • retorno ao trabalho;
  • mudança de cargo;

 

Ou seja, o PCMSO é o conjunto de ferramentas que a empresa dispõe para colocar em prática a Gestão de Saúde Ocupacional.

 

Vantagens do PCMSO:

 

  • Conhecer a condição física e mental do trabalhador no ato da contratação, e acompanhar mudanças durante a validade de seu contrato;
  • Prevenção contra as principais doenças ocupacionais da atualidade (Estresse, Síndrome de Burnout, LER/DORT, perdas auditivas, entre outras);
  • Clareza para identificar se realmente o empregado adquiriu alguma doença durante seu período de trabalho;
  • Evitar penalidades da Justiça Trabalhista, sobretudo as multas e indenizações;
  • Dados para incluir nos projetos voltados para melhorar os ambientes dentro da empresa;

 

Por que não exigir apenas o ASO dos funcionários?

 

O ASO – Atestado de Saúde Ocupacional é a conclusão da análise da condição de trabalho dos funcionários de uma empresa e até sua finalização, são cumpridas várias etapas como a avaliação de riscos, levantamento do histórico da saúde do funcionário, exames complementares e estando tudo em ordem o documento é concluído.

E mais, todas essas informações, tendo a empresa o PCMSO, ficam armazenadas sob a responsabilidade do médico coordenador, em prontuários médicos – que em casos de reclamações trabalhistas, são a principal fonte de defesa das empresas.

Outra vantagem de se ter o PCMSO é contar com orientações para tratamento de casos como de funcionários afastados ou com restrições de trabalho, visando a preservação da saúde dos colaboradores nessas condições e diminuindo a exposição das empresas à passivos.

 

PCMSO é com a Dauar Medtra

 

A Dauar Medtra atua na prestação de serviços em Segurança e Saúde Ocupacional desde 1945. Com uma equipe técnica multidisciplinar, estivemos e ainda estamos presentes no dia a dia de inúmeros profissionais ao longo destes 75 anos de história. Somos médicos do trabalho, fonoaudiólogos, bioquímicos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho comprometidos com o bem-estar físico e mental do trabalhador. Quando precisar, já sabe: conte com a Dauar Medtra.

 

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