Nossos Blog

Conheça as principais doenças cardiovasculares

principais doencas cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são temidas no mundo inteiro. Não é para menos: elas são responsáveis por grande parte das mortes ano após ano ao redor do globo. Levando o título de principal causa de mortes no mundo, as doenças cardiovasculares chegam a matar mais do que por outras enfermidades, e tiram a vida mais do que todos os tipos de câncer juntos. 

No Brasil, cerca de 1.100 pessoas morrem do coração os dias. Isso significa cerca de 46 mortes por hora ou 1 morte a cada 90 segundos. Esses números, fornecidos pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, poderiam ser drasticamente reduzidos com ações preventivas, conscientização e acompanhamento de histórico familiar.

Como funciona o coração

O processo de conscientização começa quando você conhece o seu corpo. A estrutura do coração é dividida em quatro câmaras:

  • Átrio direito: É o átrio direito que recebe o sangue das veias e leva até o ventrículo direito.
  • Ventrículo direito: Após receber o sangue bombeado pelo átrio direito, leva  para os pulmões – onde é abastecido com oxigênio.
  • Átrio esquerdo: O átrio esquerdo é responsável por bombear o sangue oxigenado dos pulmões até o ventrículo esquerdo.
  • Ventrículo esquerdo: Após a viagem completa do sangue pelo coração, ele está pronto para ser levado ao resto do corpo. São as contrações do ventrículo esquerdo que criam a famosa pressão arterial.

É nessas quatro câmaras que tudo acontece, mas os problemas cardíacos podem afetar outros órgãos além do coração. 

Tipos de doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e os vasos sanguíneos:

  • Doença coronariana: quando há problema nos vasos sanguíneos que irrigam os músculos do coração. São doenças dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco;
  • Doença cerebrovascular – quando os vasos sanguíneos que irrigam o cérebro não cumprem seu papel como deveriam. 
  • Doença arterial periférica – quando os vasos sanguíneos deixam de irrigar os membros superiores e inferiores de forma eficiente.
  • Doença cardíaca reumática – doença provocada pela febre reumática, que por sua vez é causada pelas bactérias estreptocócicas.
  • Cardiopatia congênita – mal formações na estrutura do coração que existem desde o nascimento, logo não são adquiridas ao longo da vida. 

Deste grande grupo, existem dois tipos de doenças cardiovasculares: 

Sintomáticas: como as anginas e as arritmias cardíacas

Assintomáticas: como a silenciosa e perigosa hipertensão.

Afinal, quais são as principais doenças cardiovasculares?

  • Angina – A angina é causada pelo estreitamento das artérias que levam o sangue ao coração. Com menos espaço disponível, a irrigação sanguínea é limitada e o órgão passa a receber menos oxigênio e nutrientes do que deveria. A angina causa a dor, que é sinal de que o coração está recebendo menos sangue do que o necessário. 
  • Arritmia cardíaca – O coração é como uma máquina que funciona com estímulos elétricos. Com a arritmia cardíaca, esses impulsos elétricos apresentam falhas. Existe a taquicardia, quando o coração bate mais rápido do que o normal; a bradicardia, quando o coração bate muito devagar; e as extrassístoles e fibrilações arteriais, que provocam a sensação de “coração descompassado”. A arritmia cardíaca dificilmente apresenta sintomas, mas quando surgem, aparecem através de desmaios, tonturas e dor no peito.
  • Endocardite – A endocardite é uma doença que afeta o endocárdio – revestimento interno do coração. Geralmente é provocada quando germes e bactérias de outras partes do corpo se transportam através do sistema sanguíneo e se alojam no órgão. Os sintomas podem incluir febre alta, calafrios, fadiga intensa, dor nas articulações e no peito, entre outros. 
  • Hipertensão – A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença geralmente silenciosa, traiçoeira e bastante perigosa quando não tratada. Segundo o Ministério da Saúde, em cada 4 adultos um sofre de hipertensão. Se não controlada, essa patologia pode provocar infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
  • Infarto – O infarto acontece quando existe um bloqueio na artéria coronária. Sem sangue, o coração para devido à falta de oxigênio. O bloqueio arterial que culmina no infarto agudo do miocárdio é proveniente de placas de gordura ou outras substâncias que, juntas, formam uma barreira que impede o sangue de circular. Os sintomas incluem dor e compressão no peito, sudorese, falta de ar, dormência ou dor no lado esquerdo do corpo, tontura, entre outros. 

Fatores de risco para doenças cardiovasculares

  • Sedentarismo – Não praticar atividades físicas regularmente pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Movimente-se!
  • Cigarro – Fumar não só provoca doenças cardíacas como câncer em diversos órgãos, úlceras, impotência sexual e problemas no pulmão como o enfisema pulmonar.
  • Estresse – Ter uma vida muito agitada contribui para a liberação do cortisol no sangue, também conhecido como o hormônio do estresse. Esse hormônio, liberado em quantidades elevadas a longo prazo podem levar ao enfraquecimento do coração.
  • Obesidade – Estar acima do peso é, sem dúvidas, uma das grandes causas de doenças cardiovasculares. Quando estamos muito pesados forçamos nosso coração a bombear mais sangue do que ele suporta, podendo provocar infarto e hipertensão.
  • Colesterol alto – O colesterol alto é responsável pela criação das barreiras de gordura que, eventualmente, podem bloquear totalmente a passagem de sangue na artéria coronária. O resultado você já sabe: infarto agudo do miocárdio. Para controlar o colesterol, é importante adotar uma alimentação saudável e pobre em alimentos gordurosos e industrializados.

Prevenção é o caminho

Com uma alimentação balanceada, exercícios físicos regulares, uma boa administração de estresse e acompanhamento médico regular é possível afastar o medo e as chances de ter doenças cardiovasculares. Acompanhe nossas próximas publicações onde traremos dicas importantes sobre a prevenção das principais doenças cardiovasculares.

Conte com a Dauar Medtra

A Dauar Medtra conta com equipe multidisciplinar para auxiliar sua empresa a identificar colaboradores que, podem ter ou desenvolver doenças cardiovasculares, mesmo não relacionadas ao trabalho, capazes de trazer danos aos funcionários além de perdas humanas e materiais. Acompanhe nosso blog e siga-nos nas redes sociais para saber mais. Até a próxima!