Nossos Blog

Entenda o papel do RH na segurança e medicina do trabalho

Os Recursos Humanos (RH) têm uma responsabilidade muito grande em relação à segurança e medicina do trabalho. O setor precisa estar atento a esse aspecto desde as ações de divulgação das normas na empresa até o cumprimento delas por parte dos colaboradores.

No entanto, em diversos casos, a área não age de maneira incisiva nesse sentido. Com isso, a organização tem muito a perder. Os funcionários trabalham sob sérios riscos e o empreendimento pode responder por esse fato, inclusive, criminalmente.

Para evitar situações assim, o RH deve seguir uma série de ações que contribuem para que a segurança e medicina do trabalho sejam conduzidas com seriedade e eficácia. Neste artigo, vamos dar dicas para que esse cenário se transforme em realidade na empresa. Continue a leitura!

Criar políticas que determinam as normas e os procedimentos

Primeiramente, é essencial que o setor de RH foque as políticas internas da empresa em relação às normas e aos procedimentos na organização. É necessário determiná-las e alinhá-las com os colaboradores e a gestão.

A criação dessas políticas precisa envolver um conhecimento prévio importante sobre o assunto. Caso contrário, elas não serão consistentes e, em vez de ajudarem o empreendimento, poderão prejudicá-lo.

Garantir o cumprimento das NRs

Não é suficiente, entretanto, criar as políticas relacionadas às normas e aos procedimentos se eles não forem cumpridos. Essa também é uma responsabilidade do RH. É preciso que o setor realize todo um trabalho de acompanhamento do que está sendo ou não seguido pelos colaboradores.

Para isso, deve designar pessoas para estar próximas aos funcionários, verificando o que está sendo positivo e os pontos de conflito. É importante lembrar que, em caso de demandas negativas, é necessário agir rapidamente para contorná-las. Quando se trata de saúde e segurança, os cuidados nunca devem ser considerados excessivos.

Promover capacitação e treinamento

Para o cumprimento das normas é preciso que os colaboradores estejam cientes de quais são elas e do porquê devem ser seguidas à risca. Para isso, o RH deve investir em treinamentos e capacitações constantes.

O ideal é que esses encontros reúnam todos os colaboradores das mais diversas áreas. Eles podem ser divididos em turnos para melhor aproveitamento do conteúdo e para que determinados setores não fiquem sozinhos por muito tempo.

Ser criativo nesses momentos pode ajudar bastante. Não permita que os treinamentos sejam monótonos, pois, assim, pode-se perder a atenção das pessoas rapidamente. Promova atividades interativas, faça perguntas para cada um, entre outros recursos.

 

Investir na saúde integrada

A segurança e medicina do trabalho devem focar não somente um fator ou outro, mas tudo o que envolve a saúde dos colaboradores, pensando nela de forma integrada.

Os cuidados precisam ser direcionados, sim, às tarefas e situações do dia a dia, evitando acidentes e doenças do trabalho. Como os colaboradores estão lidando com o estresse e os desafios do dia a dia? O que fazer para que trabalhem mais tranquilos e satisfeitos? Como ajudar a evitar um possivel burnout entre eles?

Essas e outras perguntas devem ser respondidas constantemente pelo setor de RH, que precisa enxergar os indivíduos como pessoas complexas e únicas.

Criar campanhas de conscientização

Uma boa comunicação de todas as obrigações e direitos que envolvem a segurança e medicina do trabalho é de grande valia dentro das empresas. Muitas vezes, os colaboradores deixam de atentar para determinadas regras por se esquecerem delas ao longo do tempo ou mesmo por não conhecê-las com profundidade.

O setor de RH pode pensar em campanhas de conscientização para diminuir ou, como é o ideal, eliminar completamente esse problema. Utilizar os recursos de comunicação interna é um passo importante nesse processo. Pode-se investir em materiais fixados em murais, no envio de orientações pela intranet, recursos visuais espalhados pela empresa, entre outros.

Atitudes originais são muito bem-vindas. Em algum momento, pode-se realizar uma gincana, por exemplo, para que todos se animem mais com o assunto e passem a entendê-lo de uma maneira mais leve e espontânea.

Eleger a empresa que gera defesa técnica e eficaz

Deu para perceber como são grandes as responsabilidades do setor de RH com a segurança e medicina do trabalho, certo? No entanto, o setor não precisa pensar em tudo isso sozinho e ainda executar todas as tarefas relacionadas a essa área.

O RH pode investir em uma empresa que cuide desses processos de maneira eficiente, gerando os melhores resultados para a organização. Pense que os serviços serão entregues a quem realmente entende sobre o assunto e sabe quais ações têm realmente efetividade nos empreendimentos.

O setor deve avaliar as opções disponíveis com precisão. O setor tem de buscar uma empresa comprometida, com boas referências e que passe confiança. É importante se lembrar que essa decisão está em suas mãos e as consequências da escolha também.

Integrar o RH com a empresa de Segurança e Saúde Ocupacional

Não basta, porém, apenas contratar uma excelente empresa para cuidar da segurança e medicina do trabalho. O RH precisa saber a importância de se integrar a ela de maneira eficiente. Ambos devem atuar juntos em prol dos bons resultados. As ações precisam ser ordenadas e as decisões têm de estar alinhadas para que tudo realmente dê certo.

Ao trazer os serviços de terceiros para a sua empresa, o setor de RH deve disponibilizar as principais informações sobre ela e a atuação dos colaboradores. Além disso, é relevante ainda mostrar o histórico do negócio, evidenciar o que já foi feito até o momento, o que trouxe bons retornos e o que não os gerou.

A segurança e medicina do trabalho é um fator que merece atenção total da empresa, sobretudo do setor de RH, caso contrário, os colaboradores e o próprio trabalho da organização podem ficar seriamente comprometidos. Uma empresa especializada pode ajudar e muito nesse processo, pois tem domínio total sobre o assunto e sabe quais são as melhores ações a serem executadas no empreendimento.

Gostou deste artigo? Conheça mais sobre os nossos serviços e saiba como podemos auxiliá-lo nessa empreitada.

Posts recentes