Nossos Blog

Transtornos psicológicos relacionados ao trabalho

Se você empresário acha que já possui desafios suficientes para manter sua empresa, então aqui vai mais um.

Você sabia que cerca de 80% dos afastamento registrados pela Previdência social e que recebem auxílio relacionado ao trabalho são de transtornos psicológicos?

Sim, este número é alarmante e preocupa, pois estamos falando de doenças que são relacionadas ao trabalho e, portanto, de responsabilidade das empresas.

Nomes como Síndrome do Pânico, Síndrome de Burn out, Episódios de Depressão, estão se tornando cada vez mais presentes nos diagnósticos, laudos e atestados médicos que dão suporte para afastamentos de trabalhadores das mais diversas atividades.

 Mas o que está acontecendo em nossa vida laboral que tem provocado este quadro tão grave? A resposta, na verdade, as respostas vão desde o cenário econômico atual, a insegurança de um desemprego, o downsize que as corporações vêm sofrendo, a velocidade de adaptação às mudanças de processos produtivos, e chegam até episódios de fracassos em tarefas profissionais diárias e sequelas relacionadas à acidentes de trabalho.

Para combater esta crescente, as empresas estão se cercando de novos conceitos e de profissionais que podem ajudar a reverter este cenário:

Ambientes de trabalho repensados para serem mais confortáveis, aconchegantes e com postos de trabalhos compartilhados, são algumas das tendências nos lay outs de empresas que focam na maior produtividade, porém sem cultivar um ambiente caótico e nervoso.

A Gestão em Saúde e segurança ocupacional entra neste rol de soluções que podem auxiliar sua empresa a conter estas situações.

Nossa intervenção nas condições de trabalho através de análises ergonômicas, buscando conhecer fatores que podem contribuir para o adoecimento, como ruído excessivo, iluminação inadequada, ritmo de trabalho, aliados à necessidade de proteções coletivas e individuais são itens que são verificados e tratados nas avaliações de nossos profissionais.

As medidas administrativas e técnicas orientadas de forma assertiva e consistente e por profissionais de ponta, aliadas a uma gestão médica criteriosa têm se mostrado uma receita de sucesso para a diminuição de passivos trabalhistas e casos médicos com desdobramentos.

Quer saber mais sobre o assunto e como a Dauar Medtra pode te ajudar? Entre em contato com a gente.

Posts recentes


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0